Tomar limonada todos os dias em jejum ajuda a perder peso?

Limão espremido em água é uma bebida popular para a perda de peso, graças a muitas celebridades como a Gwyneth Paltrow e a Miranda Kerr. Elas e algumas outras pessoas importantes alegam que a bebida elimina as toxinas do sistema, reduz o apetite e ajusta o processo digestivo para bloquear a absorção de gordura.

Esta moda começou em 2008 a partir de um estudo Japonês que fazia referência aos polifenóis do limão – os micronutrientes com propriedades antioxidantes – que diminuíram o ganho de peso e melhoraram o metabolismo em ratos que eram alimentados com uma dieta rica em gordura.  É possível, mostrou o estudo, que os polifenóis do limão podem estimular o fígado para produzir enzimas que auxiliam o bloqueio e a absorção de gordura.

Este tipo de pesquisa é como um combustível de foguete para aquelas pessoas que procuram comercializar um alimento milagroso. Mas, existem alguns problemas com este otimismo todo. Devemos enfatizar que a pesquisa foi feita com ratos, e não com pessoas, e não houve um estudo criterioso até hoje mostrando que tomar limonada promove a perda de peso em humanos.

Outro problema é que a limonada usa somente o suco do limão e não a polpa e a casca. Os ratos do estudo estavam consumindo o limão inteiro, incluindo a polpa onde contém maior concentração de polifenóis nos limões.

Obviamente, o limão é saudável quando consumido em moderação. É uma excelente fonte de Vitamina C e alguns estudos associaram uma baixa ingestão de Vitamina C a casos de obesidade. Mas, isso é um palpite longínquo da ideia de que ingerir mais Vitamina C pode prevenir ou reverter o processo de ganho de peso e o acúmulo de gordura no organismo.

A Pectina, um tipo de fibra encontrada nos limões, também foi associada ao benefício de perda de peso. Descobriram que a Pectina pode baixar o nível de colesterol ruim e traz alguns benefícios anti-inflamatórios. Ela pode prevenir também a absorção de gordura e modera a resposta à insulina. Mas, a maioria da pectina vem da polpa de uma fruta e não do seu suco.

Você já deve ter adivinhado, realmente um ou dois copos de limonada não oferecerão muito benefício. A água com limão não é uma forma milagrosa de perder peso. E, muito cuidado com o excesso de ácido no estômago.

Mas, deixando de lado a abordagem científica, a limonada sem açúcar pela manhã realmente auxilia as pessoas perderem peso. O líquido pela manhã evita a desidratação que deixa o metabolismo mais lento e leva ao ganho de peso a longo termo. A água com limão, portanto, leva muitas pessoas a manter a hidratação em níveis ideais, reduzindo a fome.

A ingestão de limonada sem açúcar pela manhã pode ser mais eficaz se o limão for esmagado por inteiro. Apesar de acreditar que o sabor de uma bebida assim pode fazer muitas pessoas mudarem de ideia!

Deixe uma resposta