O QUE SÃO ALIMENTOS DEPURATIVOS?

Uma rotina que fica mais estressante a cada dia e a alimentação que se torna mais artificial e mais rápida castiga o corpo das pessoas que sofrem com as toxinas que acumulam, além da ação de radicais livres nas fibras musculares dos órgãos.

Apesar da medicina buscar alternativas para tratamentos mais eficazes deste estado físico, outros profissionais também estão empenhados em encontrar padrões não convencionais como os alimentos depurativos, por exemplo. Mas, afinal o que são alimentos depurativos, e quais seus benefícios ao corpo humano?

ALIMENTOS DEPURATIVOS.

Todos os alimentos que atuam no organismo como desintoxicantes são catalogados como depurativos. Eles anulam a ação dos radicais livres e eliminam as toxinas naturais que são acumuladas diariamente em nosso sistema. Em síntese, eles promovem a “limpeza” do nosso corpo. As ações depurativas são encontradas em alimentos como frutas, vegetais, folhas, cereais e raízes. Quanto maior a quantidade de antioxidantes e fibras, maior a ação depurativa.

RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO DETOX E ALIMENTOS DEPURATIVOS.

Os alimentos depurativos estão totalmente relacionados à alimentação detox, pois são seus principais componentes. Um plano de dieta detox é uma rotina alimentar constituída pelo consumo de alimentos exclusivamente naturais, que por sua vez eliminam as toxinas e os radicais livres de todo o organismo. Isso promove o fluxo sanguíneo e acelera o metabolismo na queima de gordura.

PERDER PESO COM ALIMENTOS DEPURATIVOS.

Para o estabelecimento de uma rotina de perda de peso não há necessidade alguma de atos mirabolantes e buscas por soluções milagrosas. Assim como não existe uma única solução, com os alimentos depurativos é a mesma história. Uma dieta com alimentos depurativos auxilia na perda de peso, mas é otimizada quando combinada com uma rotina de exercícios físicos e mudanças em hábitos alimentares.

Os alimentos depurativos eliminam a ação das toxinas no organismo. A redução de peso com o uso destes alimentos está na composição dos ingredientes antioxidantes, de baixo valor calórico e alto teor de fibras da maioria dos alimentos em uma dieta detox, por exemplo. Contudo, o plano mais amplo e eficaz de perda de peso deve incorporar exercícios cardiovasculares para oxigenar o fluxo sanguíneo.

ALIMENTOS DEPURATIVOS E SUAS VANTAGENS.

A principal vantagem do consumo de alimentos depurativos está em sua ação antioxidante, além das fibras naturais que são excelentes para a flora intestinal e seu bom funcionamento. Outra vantagem está associada ao fato de consumirmos alimentos totalmente naturais, livres de qualquer contraindicação ou efeitos colaterais. Quanto mais ingerimos alimentos depurativos, menor é o nosso desejo por açúcar. O consumo deles também provoca a saciedade e diminui o desejo por muitas porções de alimentos, promovendo a perda de peso. Os alimentos depurativos, além da ação de limpeza, são ricos em vitaminas, nutrientes e minerais essências à dieta humana.

Apesar de indicados para uma dieta rica em fibras e outros ingredientes essenciais, não é recomendada somente a ingestão de alimentos depurativos em qualquer dieta. O ideal é uma combinação de alimentos ricos em proteínas e uma rotina de exercícios físicos.

Deixe uma resposta